Psicoterapeuta Perdizes

IMG_20190322_131525611.jpg

O Guardião e o Perguntador

January 30, 2018

 

Quando estamos conversando com alguém, o que em geral mais nos impacta no que ouvimos do outro sobre nós, são ideias que afetam negativamente nossa identidade. 

Esta identidade, em resumo, é composta principalmente pela imagem que temos construído de nós mesmos. Ou seja: aquilo que achamos que nos define. 

 

Suponhamos que uma criatura, Caio, questione a outra, Ruan, sobre o motivo pelo qual não parece ter executado uma ação. E naturalmente pensa e expressa algumas hipóteses (a mente é uma buscadora: busca compreensão e respostas acerca de tudo).

 

Simultaneamente há dentro do ouvinte, Ruan, o seu Guardião Interno. Ele verifica prontamente, as eventuais ameaças à identidade de Ruan. 

 

E imediatamente faz a releitura do que ouviu numa escala de observação de quem está atento apenas aos riscos e ameaças à identidade. 

Então ao responder a Caio, Ruan reproduz o que escutou de seu Guardião Interno. Responde de forma distorcida e irritada. E alega ter ouvido palavras que sequer foram ditas ou tonalidades que não existiram na interlocução. 

 

O que aconteceu aqui? 

Ruan tem um Guardião Interno que protege sua identidade de eventuais ataques. 
.
Mas lhe falta um Perguntador Interno. O Perguntador Interno é uma parte essencial da consciência. É quem aplica uma relativa imparcialidade na escuta, buscando novos insights para si. É quem detém a capacidade de entrever o real sentimento que permeia a fala do outro.

 

E para que consiga exercer sua tarefa, o Perguntador Interno terá que se afastar um pouco do Guardião Interno. 

 

E uma reflexão nos resta fazer: Por que será que tratamos tão bem nosso Guardião Interno, creditando a ele confiança incondicional? E o pobre do Perguntador Interno, não tem a chance de fazer uma perguntinha sequer nessa boa prosa...?

 

 

Christina Queiroz
www.clinicadepsicoterapia.com.br
CRP- 24.451-06

Please reload

Featured Posts

Reconhecer o próprio tamanho e a própria energia vital... é o caminho.

January 22, 2015

1/7
Please reload

Recent Posts

February 21, 2018

February 25, 2016

August 26, 2015

June 3, 2015

Please reload

Archive